Programa Floripa Se Liga Na Rede completa um ano e mais de 1.800 inspeções

O Floripa Se Liga Na Rede completou, no último dia de novembro, um ano de trabalho no Centro de Florianópolis, com 1.817 inspeções realizadas, incluindo retornos. Balanço atualizado do programa aponta 77% dos imóveis inspecionados com algum tipo de irregularidade nas ligações de esgoto – taxa menor que a registrada nos primeiros meses de atuação, entre 96% e 90%.

Iniciadas na região próxima à Beira-Mar Norte, as inspeções do Floripa Se Liga Na Rede no Centro já abrangem praticamente toda a área entre a Baía Norte e a Avenida Mauro Ramos, passando por diversas vias importantes da capital catarinense, como as avenidas Rio Branco e Hercílio Luz e as ruas Tenente Silveira, Padre Roma, Bocaiuva e Esteves Júnior.

De março a novembro, o programa inspecionou 1.284 imóveis – shoppings centers, hotéis, condomínios, prédios comerciais, lojas, casas, restaurantes, instituições de ensino – e realizou 320 retornos. Somente 147 apresentavam-se regulares em 1ª inspeção; 294 regularizaram suas ligações de esgoto com o Se Liga Na Rede no período.

Os problemas mais comuns estão relacionados à caixa de gordura, principalmente pela ausência do dispositivo, mas também pelo subdimensionamento ou inconformidade com as normas técnicas. Ainda assim, esgoto conectado à rede pluvial – uma das irregularidades mais graves, considerada crime ambiental pela legislação – foi constatado em 154 imóveis do Centro nos últimos nove meses, em torno de 12% do total de inspeções.

Ligações sanitárias inadequadas podem causar entupimento das redes públicas de esgoto e de drenagem com gordura, vazamento de esgoto na rua e contaminação de mar, rios e baías.

Uma das frentes da política de saneamento básico da cidade, o Floripa Se Liga Na Rede oferece uma consultoria técnica e gratuita que analisa se o esgoto do imóvel está ligado de forma correta ou não à rede coletora. O agendamento da inspeção fica a cargo do(a) morador(a) ou proprietário(a).

O programa realiza testes com corante em cada ponto hidráulico do imóvel, fazendo um pente-fino das ligações sanitárias. Em caso de irregularidade, o cidadão é orientado pela equipe técnica sobre como fazer as adequações necessárias, recebendo um prazo para regularização – que será comprovada e registrada em nova inspeção.

O programa – O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, realizado em parceria com a Casan e executado pela ECHOA Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto, atendendo bairros específicos por vez.

Atualmente, o Floripa Se Liga Na Rede encontra-se com as equipes concentradas no Centro de Florianópolis. No início de dezembro, parte dos(as) técnicos(as) dará início aos trabalhos de inspeção em Coqueiros e Itaguaçu, no Continente. O programa já passou por Abraão, Bom Abrigo, Ponta das Canas, Canasvieiras e Lagoa da Conceição.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui