19.6 C
fpolis
terça-feira, setembro 21, 2021

Iniciativa de Fabiano, Política de Agroecologia e Produção Orgânica vira lei

Must read

Redação
Do Hoje News. DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU. Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e envie sua mensagem por e-mail contato@schoje.com.br ou pelo WhatsApp

Notícias de Santa Catarina - SC HOJE News

A Lei que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO), de autoria do deputado Fabiano da Luz (PT), foi sancionada pelo governo estadual, nesta terça-feira (14). “A partir de agora, temos condições legais de construir junto com o Estado programas de educação, capacitação, incentivo ao agricultor que optar por uma produção agroecológica”, comemorou o parlamentar. 

As ações serão destinadas aos agricultores familiares e aos povos e comunidades tradicionais. Com a lei em vigor, novas oportunidades de trabalho, emprego e renda poderão ser criadas.

Segundo o deputado Fabiano, “a lei também permitirá a criação de programas para compra de produtos da agroecologia tanto para a merenda escolar quanto para as demais áreas que o governo faça o fornecimento de alimentos”.

Atualmente, Santa Catarina tem 1.640 unidades de produção orgânica cadastradas, sendo o quarto maior produtor de orgânicos do Brasil.

Segundo a Epagri, em 2019, a produção agroecológica no estado registrava 1.275 unidades de produção orgânica e outras 700 unidades em processo de certificação. Entre 2017 e 2018, o cultivo de orgânicos cresceu 12,9%. Os alimentos mais cultivados são frutas, raízes, hortaliças e grãos.

A proposta vai contribuir para a sustentabilidade e a qualidade de vida das populações do campo, da floresta e também da cidade, por meio da oferta e consumo de alimentos saudáveis, produzidos com o uso de recursos naturais e sustentáveis.

A PEAPO será implementada em Santa Catarina em parceria com a União, os municípios, organizações da sociedade civil e entidades privadas, de acordo com as diretrizes e normas da agroecologia e da agricultura orgânica.

O projeto do deputado Fabiano tramitou durante dois anos no Parlamento. A lei deve entrar em vigor dentro de quatro meses.



Assessoria Parlamentar de Comunicação

Telefone/WhatsApp: (48) 99944-0190

www.fabianodaluz.com.br

- Advertisement -spot_img

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Latest article