Secretaria de Educação dá início as aulas do programa Inteligência Emocional

0
42


A Secretaria de Educação de Balneário Camboriú deu início às aulas do programa Inteligência Emocional: Incrivelmente Eu, lançado em maio deste ano, nos anos finais das escolas municipais da cidade. A aula inaugural ocorreu, nesta quinta-feira (23), no Centro Educacional Municipal (CEM) Ariribá, e teve a presença das turmas dos oitavo anos das escolas municipais Nova Esperança, Antônio Lúcio e, também, Ariribá. Mais de 180 alunos estiveram presentes no evento.

As aulas serão ministradas uma vez por semana por professores que foram capacitados já em 2019 para esta função. Os alunos aprenderão de forma didática em quatro etapas: descoberta (apresentação do tema do dia); conexão (o que já sabiam sobre o tema); mãos à obra (trabalhos como cartaz e apresentações sobre o tema); e aplicação (aplicação de forma individual, com seus familiares e com a comunidade).

Os temas abordados nas aulas são diversos, todos envolvendo o autoconhecimento para que as crianças se conheçam e aprendam a lidar com as emoções e desafios do dia a dia. Liderança, bullying e pressão social são exemplos destes. Os alunos receberão livros didáticos do Lions Quest, doados pelo Lions Club de Balneário Camboriú ao município que serão utilizados nas aulas.

O programa:

O programa Inteligência Emocional contempla, no momento, três escolas do município: CEM Ariribá, CEM Prof. Antônio Lúcio e CEM Nova Esperança. As turmas do primeiro e segundo ano já participam do projeto, e agora as turmas dos anos finais, com foco nas turmas dos oitavo anos, também serão incluídas. São 12 turmas, totalizando 350 alunos e suas famílias, com material didático para os professores e para alunos, com encontros periódicos com as famílias.

As aulas tem o objetivo de ensinar as habilidades e atitudes necessárias para o sucesso em todos os dias de suas vidas, como: aprender a assumir responsabilidades, comunicar-se eficazmente, estabelecer metas, tomar decisões responsáveis e resistir à pressão para o uso de drogas ou álcool.

Conforme as aulas forem ministradas, serão realizados encontros com as famílias para ajudá-los em seu papel vital como primeiros professores dos seus filhos e no desenvolvimento dessas habilidades e competências.

_____________________

Secretaria da Educação
(47) 3363-7144

Diretoria de Comunicação
Estagiária de Jornalismo: Maria Eduarda Macedo
Fotos: Isabela Benincasa Monico
(47) 3267-7022

               
     www.instagram.com/prefeituradebc                    

FOTOS